A estrela de Encontro Explosivo

'' Não acredito que demorei tanto pra vir ao Brasil. A paisagem é de tirar o folego '', disse a musa americana Cameron Diaz.

sábado, 19 de dezembro de 2009

A MÚSICA E A INTERNET

Artigo - CD, um objeto em extinção


Entra ano e saí ano a internet tem ditado as novas ondas musicais e definindo quais são os novos artistas e as novas tendências do mercado fonográfico. Alguns artistas têm usado os principais sites como, myspace e trama virtual. Para divulgarem seus demos e CDs para o público, muitas vezes de maneira gratuita para conseguir repercussão e espaço na mídia.


Alguns artistas com muitos anos de estrada se renderam a internet como principal divulgação de seus novos trabalhos, percebendo que a Web tem sido a melhor ferramenta para divulgarem e manterem contato de perto com a principal critica que são seus próprios fãs.


Com esse contato direto entre fãs e músicos, tem surgido uma grande discussão entre gravadoras e artistas que tentam chegar a um contexto, de como usar a internet em beneficio mutuo. Visando lucro de ambos os lados. Os CDs têm vendido cada vez menos, pois muitas consideram os preços de CDs originais inacessíveis preferindo usar, sites e programas de compartilhamento de arquivos para adquirir o conteúdo musical de forma gratuita fazendo com que o artista deixe de receber pelo direito autoral das músicas.


As gravadoras recentemente pediram ao Governo Federal que revisem os impostos cobrados em cima dos CDs. Fator este que levaria a diminuição do preço do produto, ficando mais acessível ao grande público, que por sua vez, poderia levar a um aumento de vendas de seus trabalhos.


Apesar de todo esse conhecimento, o número de downloads ilegais pela internet cresce cada vez mais - no Brasil e no mundo -, levando o mercado fonográfico a passar por grandes dificuldades financeiras. Qual será a solução que eles irão utilizar para se manter ainda vivos e lucrando, com o acesso da internet crescendo cada vez mais rápido?


Por Diego Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário